sexta-feira, 3 de abril de 2009

Importância do Apego no Processo de Desenvolvimento

Estudar o estabelecimento e desenvolvimento do apego como fator que contribui para o desenvolvimento saudável dos indivíduos é o objetivo deste trabalho. Buscaremos a partir de dados de nossa experiência clínica amparados por parte da literatura, desenvolvida entre l988 e 1999, discutir como o apego seguro, vivido na primeira infância influencia nas relações do indivíduo com a sociedade.
Apego é uma expressão usada tanto pelo senso comum quanto nos meios acadêmicos. Popularmente usa-se com freqüência expressões como: fulano é muito apegado à sua mãe; beltrano é muito apegado à sua família ou a seu namorado (a). Na definição de Ainsworth (1989) citada em Bee (1996), tais expressões referem-se, em verdade, a um vínculo afetivo desenvolvido pelo indivíduo em relação a um parceiro que, por sua importância, deseja-se que sempre esteja próximo e que não pode ser substituído por nenhum outro.
O apego é definido por Bee (1996) como uma variação do vínculo afetivo, onde existe a necessidade da presença do outro e um acréscimo na sensação de segurança na presença deste. No apego o outro é visto como uma base segura, a partir da qual o indivíduo pode explorar o mundo e experimentar outras relações.
Bee (1996) usa o relacionamento pais e filhos para demonstrar a diferença entre apego e vínculo afetivo. O sentimento do bebê em relação a seus pais é um apego, na medida em que ele sente nos pais a base segura para explorar e conhecer o mundo à sua volta. O sentimento dos pais em relação ao filho é mais corretamente descrito por vínculo afetivo, já que os pais não experimentam um aumento em seu senso de segurança na presença do filho, e tampouco o filho tem para os pais a característica de base segura.
BEE, H. (1996). A Criança em Desenvolvimento. Porto Alegre: Artes Médicas

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse texto é realmente demais...
Parabens pela escolha

Unknown disse...

Seu blog esta fantastico!!!Parabens...
Karmem Amambahy

Karmem Amambahy disse...

Essa troca de ideias e experiencias inova e renova nossa prática...Parabens!
Espero ter oportunidade de dividirmos nossos conhecimentos para uma aprendizagem significativa e semeadora da humanização de todos os seres...
Karmem Amambahy
kau.bill@hotmail.com